Para aqueles que utilizam o veículo para o trabalho com bastante frequência, é importante tomar alguns cuidados para evitar certos problemas com o automóvel. O pneu é uma das partes mais importantes e a sua manutenção ou reforma deve ser levada com seriedade.

Se estiverem bem calibrados, com rodízio e balanceamento em dia, além de ser um aliado na segurança, evita outros desgastes no veículo. Pensando em trazer conhecimento e ajuda para os motoristas, a ABC Borracha vem com algumas informações de ouro que vão mostrar a importância da manutenção, vamos lá:

O Rodízio envolve inverter a posição dos 04 pneus, realizando a troca quando estiverem desgastados, lembrando sempre do estepe. A calibragem, por sua vez, é algo indispensável na manutenção do automóvel. É um fato que pneu mal calibrado ou vazio aumenta e muito o risco de acidentes, além de outros prejuízos como: exigir mais do automóvel, levando a maior queima de combustível; o veículo perde a estabilidade na pista; corre grande risco de estourar a qualquer momento, ainda mais quando está em alta velocidade e chances de derrapar na estrada.

Nestes casos o importante é que a manutenção dos pneus sejam realizadas de forma regular, calibrando-o semanalmente ou a cada 15 dias; levar em conta a quantidade de carga a ser levada no veículo, devendo aumentar a quantidade de ar. O ideal é que sejam preenchidos os pneus traseiros com 2 ou 3 libras a mais que os dianteiros.

Por fim, não se deve esquecer que a quantidade de libras recomendadas para a calibragem varia de acordo com o modelo do automóvel, a potência do motor, a quantidade de carga, temperatura, Km que serão rodados e tipo de estrada.

Se começar a sentir as vibrações no volante ou no assoalho do veículo é sinal de que está na hora de verificar as peças de suspensão e fazer um balanceamento nos pneus. Realiza-lo no tempo certo garante que o veículo consuma menos combustível, evita problemas na suspensão, aumenta a durabilidade dos pneus e você dirige com mais conforto garantindo a sua segurança e a dos outros na estrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *