Algo importante a informar aos usuários de veículos automotivos é que, enquanto nos principais países do mundo a reforma de pneus é considerada a indústria verde – recebendo incentivos para seu funcionamento – no Brasil a sua prática ainda é classificada de forma EQUIVOCADA como poluidora.
A revista PNEU & CIA realizou uma pesquisa voltada para o segmento das reformadoras e publicou em julho deste ano por meio de uma entrevista à bióloga Paula Fernandes que “o ar não sofre impactos no processo de reforma”. Ainda, a revista continua afirmando que “na comunidade europeia e no Japão, a reforma de pneus é considerada a indústria verde e faz parte da estatística de reciclagem nesses países”.
O que poucos sabem sobre o processo de reforma é que são realizados de forma segura, uma vez que, antes do processo ser iniciado, o objeto de reforma passa por uma avaliação minuciosa, a fim de identificar se o mesmo atende aos requisitos mínimos exigidos para a reforma. Posterior a esta análise, o pneu passa pela raspagem, onde a carcaça é limpa em um processo completo de descontaminação e depois é raspado, o que permite uma perfeita afixação da nova banda ou borracha aplicada. Por fim, a escareação buscando uniformizar a raspagem e descontaminando por completo a carcaça.
Acreditando na educação de seu público, a ABC Borracha vem trazer conhecimento acerca da reforma de pneus, demonstrando o quão seguro e interessante é para quem investe nesta prática, vamos lá:
- Você sabia que as aeronaves de todo o mundo são equipados com pneus reformados, sendo reformados cerca de 08 vezes;
- Nos EUA, uma lei determina que 100% da frota do governo seja equipada com pneus reformados;
- O Brasil é o segundo mercado que mais reforma pneus no mundo, perdendo apenas para os EUA
- Na comunidade europeia e no Japão a reforma de pneus é considerada indústria verde e recebe incentivos para estar em atividade;
- Na Itália, é obrigatória, desde 2003, a utilização de pneus reformados em pelo menos 20% da frota do governo;
- Praticamente 100% das transportadoras no Brasil utilizam o pneu reformado para obter redução no custo;
- O pneu reformado o possui o mesmo rendimento quilométrico do pneu novo, chegando a ser pouco mais de 60% mais barato que um novo;
- A reforma de pneus proporciona uma economia de 500 mil litros de petróleo por ano;
- Coopera para a preservação do meio ambiente.
Como fica claro na pesquisa apresentada pelos dados da Associação Brasileira de Reformadores de Pneus (ABR) e Sindipneus, o investimento em reforma de pneus ainda é a melhor opção em se tratando e custo e trabalho social, prevenindo o meio ambiente de grandes desgastes. Conheça de perto o trabalho de reforma de pneus e compare! Entre com contato com a ABC Borracha e saiba onde encontrar reformadoras parceiras.