Só quem já ou quase sofreu um acidente na estrada sabe como é a sensação de perder o controle de um veículo e as consequências que isso pode trazer. Aquaplanagem, ou hidroplanagem, acontece quando uma “lâmina” de agua fica entre os pneus de um veículo e impendem a atrito deles ao solo, podendo causar graves acidentes.
As rodas travam, o volante para de obedecer ao motorista e o carro parece flutuar. É quase impossível saber qual será a reação de quem está atrás do volante no momento do susto. Então é sempre melhor tomar os devidos cuidados no carro para que a aquaplanagem não venha acontecer. Eder Ramos, de 47 anos, dirigia um carro seminovo em uma estrada de chão que havia sido nivelada recentemente. Chovia muito, e segundo ele, tudo aconteceu tão rápido que mal teve a chance e reagir. “Quando eu fiz a curva, o carro começou a rodar e capotou. Ele girou para fora da estrada. Hoje o medo me faz tomar muito mais cuidado quando dirijo na chuva” conta.
Caso seja surpreendido pela chuva na estrada, o ideal é dirigir em uma velocidade segura e manter a calma. Afinal, o desespero pode apenas piorar a situação. Contudo, é possível se prevenir da aquaplanagem antes mesmo de pegar estrada. Para começar, calibre os pneus de acordo com a indicação do fabricante. O motorista também deve ficar de olho no estado dos pneus, já que o acúmulo de agua entre eles e a estrada prejudica à aderência fazendo com que o ele perca o controle do veículo.
Os pneus em boas condições têm a profundidade correta de sulcos, ou seja, aqueles desenhos na banda de rodagem permitem que a agua escorra enquanto o automóvel está em movimento. Já os pneus carecas não têm essa habilidade, e aumentam as chances da aquaplanagem. “A manutenção de um veículo previne acidentes que geram consequências muito mais graves que apenas gastos financeiros. É o pneu que liga o carro no asfalto, então tem que checar a calibragem, o alinhamento, o balanceamento, e não esquecer de olhar os sulcos dos pneus, se ele está em condição de rodar ou não” comenta o sócio da ABC Borracha, Iranelson Coelho, “ ainda mais nesta época de férias, quando muitos pegam estrada no período de chuva”.